Dança, poesia e trajeto: espetáculo “PONTILHADOS” celebra sua 10ª edição no Sítio Histórico de Olinda

A intervenção urbana será realizada de forma itinerante pelas ruas, com o público interagindo com os espaços e acompanhando a trilha sonora por meio do celular

O Sítio Histórico de Olinda se transforma essa semana, nos dias 9, 10 e 11 de maio, em um grande espetáculo a céu aberto com a apresentação de PONTILHADOS – Intervenções humanas em ambientes urbanos. A ação, totalmente gratuita, será conduzida pelo Grupo Experimental, acompanhado por 20 bailarinas e bailarinos residentes, que se concentram às 16h, na Catedral da Sé, de onde iniciam o percurso pelas ruas da cidade, levando poesia, história, música, performances e dança.

Realizado em formato de roteiro em instalações urbanas, a obra convida o público a caminhar entre os corpos em movimento do elenco, traçando o chão da cidade em uma imersão sensorial. Além da itinerância e da adaptação e diálogo com cada ambiente, PONTILHADOS inova na trilha sonora, transmitida por meio de uma plataforma digital e acessada pelos espectadores em seus próprios celulares, com fones de ouvido. É recomendado que, por isso, o público chegue pontualmente ao local, pois a sala virtual tem número limitado de acessos e será ocupada por ordem de chegada. É indicado também que cada pessoa leve seu aparelho de celular carregado, com boa internet e os fones de ouvido. Tudo isso é parte essencial na composição do trabalho.

Mais do que um espetáculo, PONTILHADOS é um projeto de integração e residência artística, concebido e dirigido pela coreógrafa, professora e bailarina Mônica Lira, com dramaturgia dela junto a Silvia Góes. Em cada cidade, uma versão exclusiva é criada a partir do encontro entre os artistas-pesquisadores do Grupo Experimental e seus pares locais.

A atual versão da obra tem em seu elenco – assinando também como intérpretes-criadores e co-diretores – a bailarina Rafaella Trindade (também assistente de direção) e os bailarinos Everton Gomes, Henrique Braz e Marcos Teófilo, além da participação especial da bailarina Anne Costa, somando ao corpo de dança dos 20 artistas residentes do projeto, que são também intérpretes-criadores. A produção é assinada por Chris Galdino, com coordenação de comunicação de Paula Caal, figurino de Carol Monteiro, designer de Carlos Moura, montagem de trilha de Silvio Barreto, fotografia de Rogério Alves e voz-guia de Catarina DeeJah.

HISTÓRICO

Criado pelo recifense Grupo Experimental, PONTILHADOS surgiu em 2016, na sua cidade de origem, como uma intervenção urbana que evoca o corpo, a memória e as relações entre as pessoas e os ambientes. Agora, em Olinda, a obra chega à 10ª edição, reunindo, mais uma vez, os contornos e relevos da geografia, arquitetura, história e afetos locais envolvidos, traçando um diálogo entre o Recife e a cidade anfitriã.

Para chegar à versão final apresentada ao público, o espetáculo promoveu, ao longo de cinco dias, uma vivência de imersão com os artistas selecionados via inscrições, aprofundando o intercâmbio cultural — um dos pilares do projeto. Nesta edição, além de participantes de Olinda, o elenco conta com artistas da Região Metropolitana do Recife, do interior pernambucano, de Salvador e de São Paulo. A obra, que teve sua primeira versão no Bairro do Recife – mais conhecido como Recife Antigo -, passou também pelo Pátio de São Pedro (Centro do Recife), São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Garanhuns, Arcoverde, Fortaleza e Medellín (Colômbia).

A 10ª edição de PONTILHADOS conta com incentivo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB PE / PNAB Nacional), Ministério da Cultura (Governo Federal) e Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, com apoio da Secretaria de Patrimônio e Cultura da Prefeitura de Olinda, da Catedral Sé de Olinda, do Alma Arte Café, Homem da Meia-Noite, MST e do Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa.

Serviço
Espetáculo “PONTILHADOS – Intervenções humanas em ambientes urbanos” em Olinda
Quando: 9, 10 e 11/05 – às 16h
Local de concentração e saída: Catedral da Sé
Valor: Gratuito (acesso limitado por ordem de chegada)

Ficha Técnica

Realização: Grupo Experimental
Concepção, Direção e Dramaturgia: Mônica Lira Dramaturgia / Artista Convidada: Silvia Góes Coordenação de Produção: Chris Galdino
Coordenação de Comunicação / Intérprete-guia: Paula Caal
Elenco (bailarinos, co-diretores e intérpretes-criadores): Rafaella Trindade, Everton Gomes, Henrique Braz e Marcos Teófilo
Artista Convidada: Anne Costa
Figurino: Carol Monteiro
Identidade Visual: Carlos Moura
Montagem de trilha: Silvio Barreto
Pesquisa musical e Produção: Ivo Thavora
Fotografia: Rogério Alves
Voz-guia: Catarina DeeJah
Artistas residentes: Álefe Passarin, Aline Soul, Camila Ribeiro, Dadinha Gomes, Daniel Dias, Georgia Palomino, Isaac Souza, Jair Simão, Jean Souza, Jonas Alves, Marcela Rabelo, Marcia Luz, Márcio Allan, Marcos Júnior, Maya Ferreira, Maysa Toledo, Natália Marinho, Salomé Archanjo, Yanca Lima e Yuri Barbosa

Incentivo:

– Ministério da Cultura (Governo Federal)
– PNAB Pernambuco / Nacional
– Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco
Apoio:
– Secretaria de Patrimônio e Cultura da Prefeitura de Olinda
– Homem da Meia-Noite
– Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa
– Catedral Sé de Olinda
– Alma Arte Café
– MST

Related posts

Estreia de Enzo’s Legacy une poder, dinheiro e polêmica em “Pepsi”, faixa marcada por dor emocional e crítica social

Ana Paula Minerato E KT Gomez Estarão No Mesmo Evento Esportivo Após Polêmica

Fight Music Show 6: Confira O Card Completo E Os Famosos Confirmados